Alunos da Rede Municipal de Coelho Neto realizam prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP)

Alunos das escolas da rede municipal de ensino de Coelho Neto participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) nesta terça-feira (6/6). Estimular a criação de um ambiente criativo e interessante para o estudo da matemática é a principal proposta da Obmep, dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 
De acordo com a professor de matemática Francisco Costa, da Escola Municipal José Sarney, a participação dos estudantes na Obmep “estimula o raciocínio lógico e o aprendizado da linguagem matemática, revelando novos talentos através dos desafios apresentados nas provas.”


“A participação da rede municipal de ensino de Coelho Neto na Olimpíada Brasileira de Matemática é forma de mostrar que as atividades da Matemática têm suma importância para o futuro dos meninos e meninas e para o desenvolvimento da sociedade contemporânea”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Luzia Furtado.
Cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a olimpíada. Com 2h30 de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.

Incentivo
Além de estimular o estudo da matemática no Brasil, a Obmep contribui para identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
Criada em 2005, é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).



Postar um comentário

0 Comentários