Alunos das escolas da rede municipal de ensino de Coelho Neto participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) nesta terça-feira (6/6). Estimular a criação de um ambiente criativo e interessante para o estudo da matemática é a principal proposta da Obmep, dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
De acordo com a professor de matemática Francisco Costa, da Escola Municipal José Sarney, a participação dos estudantes na Obmep “estimula o raciocínio lógico e o aprendizado da linguagem matemática, revelando novos talentos através dos desafios apresentados nas provas.”
“A participação da rede municipal de ensino de Coelho Neto na Olimpíada Brasileira de Matemática é forma de mostrar que as atividades da Matemática têm suma importância para o futuro dos meninos e meninas e para o desenvolvimento da sociedade contemporânea”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Luzia Furtado.
Cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a olimpíada. Com 2h30 de duração, as provas são diferenciadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade. Cada uma tem 20 questões de múltipla escolha, e os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, marcada para 16 de setembro.
Incentivo
Além de estimular o estudo da matemática no Brasil, a Obmep contribui para identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
Criada em 2005, é uma realização do Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).





0 Comentários