A falta de ética de muitas pessoas...




Apesar de ver e ouvir muitas coisas no decorrer do dia, ainda fico surpreso e não sei se este seria o melhor termo a usar, em relação ao comportamento das pessoas. É impressionante e até mesmo triste de ver a falta de ética que vem imperando nas relações humanas em nossa sociedade.

Muitas pessoas ainda pensam, apesar de este ser um assunto que está muito em voga, que a ética só existe nas relações profissionais, comerciais. Não sabem que se não formos éticos conosco, não conseguiremos ser com os demais. A ética cabe em qualquer situação de nossa vida.

O conceito de ética não pode ser confundido com o conceito de moral. A ética é totalmente internalizada, construída no ambiente familiar, cultural, acadêmico e afetivo, no decorrer do desenvolvimento da personalidade. Ela é construída de dentro para fora (endógena). Apesar de a moral também ser internalizada e construída, ela parte de um grupo social, que lhe ensinará as normas ou regras de como deverá funcionar, mas não as impõe. A moral é construída de fora para dentro (exógena). 

Durkheim conceituava moral como a "ciência dos costumes", sendo algo que é anterior a própria sociedade. Já no entendimento de Piaget o indivíduo vai internalizando conhecimento e saberes, construindo a sua consciência ética e moral.

Entretanto o que tem se percebido no mundo moderno é que esses conceitos em relação à ética e moral foram se perdendo, levando as pessoas agirem da forma que lhes beneficie, não importando os prejuízos que poderão causar no outro ou a si mesmo.

Tudo isso que vemos no nosso dia-a-dia é o resultado do mundo capitalista em que vivemos, onde o ter passou a ser o centro de tudo. As pessoas não têm mais valor pelo que são, mas sim pelo que tem. Os relacionamentos se firmam em cima de interesses e não de sentimentos.

Isso nos leva a pensar na teoria do neolítico moral, onde a ética não acompanha o avanço científico, tecnológico e material do homem. 

Penso que talvez consigamos reverter essa situação, esse sofrimento emocional e psicológico que as pessoas vivem, se nos ativermos mais a alguns conceitos éticos e morais e não nos permitirmos sermos tratados como uma simples mercadoria. Não é o dinheiro, o status que estabelece as nossas virtudes, mas os nossos valores, a nossa postura ética, principalmente a que temos para conosco.

Para encerrar, deixarei uma das máximas de Sócrates, a fim de convidá-los a repensar a sua postura para com você e para com os outros; "a virtude não é dada pelo dinheiro e todos os outros bens do homem, tanto público como privados".

Postar um comentário

0 Comentários