Servidores foram surpreendidos no início desta semana com ligações da instituição bancária Bradesco cobrando o pagamento de empréstimos consignados. O Servidor Municipal que fez empréstimos no banco tem o valor do financiamento descontado na folha de pagamento todos os meses, mas, a Prefeitura de Coelho Neto, responsável pela transferência do dinheiro à instituição bancária, não está fazendo o repasse. Muitos servidores já receberam a ligação, constrangedora, cobrando mensalidade do empréstimo.
O Bradesco, é o banco que hoje paga os salários depositados pela prefeitura a todos os Servidores Municipais, aliado a esta transação, o banco oferece a facilidade de empréstimos descontados no holerite do funcionário público. O valor que você paga na parcela pro banco é feito diretamente pela prefeitura e, isto não está ocorrendo, ou seja, desconta-se do holerite do servidor todos os meses e o repasse ao Banco Bradesco não é feito.
"O Bradesco está colocando o seu telemarketing para cobrar os servidores dando um prazo de 5 dias, apenas, para ele poder quitar e, se não quitar, terá seu nome inserido no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito – além de uma ação judicial e bloqueio das contas dos servidores, para recebimento do dinheiro', relatou um Professor que recebeu telefonema.
Segundo advogados consultados pelo titular desse blog, esse não repasse dos valores retidos dos funcionários feri o princípio da moralidade administrativa e o dever da boa fé. Entretanto, segundo os juristas, as instituições também podem lesar os mesmos princípios da administração pública ao inscrever o nome dos clientes em cadastros de proteção ao crédito, sabendo que a responsabilidade pela falta de pagamento seria do gestor municipal (SOLINEY SILVA). Já os servidores, por sua vez, tem a sua dignidade violada e seus interesses econômicos prejudicados.
Esse mesmo problema já aconteceu anteriormente com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que encerram seus contratos com a Prefeitura coelhonetense e os acordos de pendências de empréstimos foram feitos diretamente com os servidores.

0 Comentários